Thursday, October 05, 2006

Game Over

O festival de cinema do Rio acabou ontem, e como prometido, divido aqui minhas opiniões e experiências com os filmes que assisti. Não consegiu ir em nem metade do que planejava, mas deu pra aproveitar mesmo assim!

*A Scanner Darkly (Richard Linklater): Praticamente virada da noite anterior, tentei assistir ao meu primeiro filme do festival, e dormir antes mesmo do filme começar. Achei que era um disperdício não estar totalmente acordada, pois esse diretor está na minha lista dos top 5 melhores diretores ever. Levantei e fui embora! No estilo de animação rotoscopiada do Waking Life (que alguns dizem que é filosofia de boteco, mas eu descordo, e mesmo se fosse, o que tem de errado com filosofia de boteco??!!), A Scanner Darkly promete ser um filmão! Não tem data prevista para lançamento no Brasil, mas até ano que vem deve rolar.

*O Caminho para Guantánamo (Michael Winterbottom): Foda, foda, foda! Sai arrasada! O filme conta a hostória de 3 inglêses que são "confundidos" por terroristas, e enviados para a prisão de Guantánamo, em Cuba. A sensação de ver um fime desses, e saber que cerca de 400 pessoas ainda estão lá, é deprimente! Para os que querem saber mais, acessem o site da Anistia Internacional (http://web.amnesty.org/pages/guantanamobay-index-eng)

*A Promessa (Chen Kaige): Filme bem lúdico, fotografia linda, mas um tanto quanto chato. Segundo e último filme que fui embora no meio...afinal, filme de sexta-feira a noite (enquanto seus amigos estão bebendo no boteco da esquina) tem que ser muuuuuuuito bom!

*Nenhum Corpo é Perfeito (Raphael Sibilla): Documentário sobre práticas "pouco ortodoxas" para obtenção de prazer. Até o meio do filme pensei, "uuummm..ok, but what´s new?". Do meio pro final, definitivamente descobri algumas coisas novas! Recomendo.

*As Filhas de Chiquita (Priscilla Brasil): Documentário sobre a Procissão do Círio de Nazaré e a Festa da Chiquita (encontro gay gigantesco). As duas acontecem no mesmo dia. Interessante e bem divertido. A diretora estava presente, e antes do filme começar falou um pouco da experiência de ter feito o filme, e protestou o fato de não ter conseguido apoio/recurso de nenhum orgão público ou privado. Não se pode afirmar com 100% de certeza que isso se deu devido ao tópico do documentário, mas de qq forma, é bem provável que tenha sido mesmo.

*Destricted - 7 vezes Erotismo (vários): Série de 7 filmes feitos por diversos artistas no tema "sexo". Algums mais fortes, outros mais fracos, mas valeu a pena com certeza! O melhor é ver as pessoas indo embora do cinema aos pouquinhos...hehehe

*Wal-Mart: O Alto Custo do Preço Baixo (Robert Greenwald): Na linha do Fast Food Nation, esse documentário expõe a podridão das mega corporações, nesse caso, o Wal-Mart. Realmente um fenomêno.

*O Diabo Veste Prada (David Frankel): Ok, esse não era parte do festival, mas ninguém é de ferro, né? D-I-V-E-R-T-I-D-Í-S-S-I-M-O!!!

*As Meninas do Cairo (Tahani Rached): Documentário que mostra a vida de meninas de rua no Cairo. Triste. O curioso da produção desse filme é que a diretora passou quase 6 meses lá com as meninas sem gravar nada, e depois a equipe chegou e passou 5 semanas também sem gravar nada, antes de começarem as gravações. E isso se trazuz em um conforto das meninas com a câmera quase desconcertante, que é muito claro durante o filme inteiro.

*Holy (Guy Moshe): Filme mostra a situação da prostituição infantil no Camboja e Vietnã. Tem o Burger, do "Sex and the City", como ator principal, o que de cara já me tirou um pouco da concentração, porque ficava pensando "É o Burger!", e ele tá igualzinho, com a mesma cara de babaca-que-termina-relacionamento-por-post-it! Mas o filme é bom anyways.

Bom, agora me preparo para o 1º Festival Internacional de Animação Erótica, que acontece nesse final de semana no Cine Íris (que, pelo que ouvi, já é um evento por si só!).

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

adorei, amiga!
muita saudades de vc!

1:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

ai que delicia, Ka. Vou procurar esses filmes por aqui. Um melhor que o outro.

6:32 PM  
Blogger elaécarioca said...

Joy: que bom ver vc por aqui amiga! saudades...

Tatá: Procura sim, valem a pena!

12:08 PM  

Post a Comment

<< Home